Casa Vida Santa Maria fortalece a autonomia dos assistidos com estratégia de doação diferenciada

Atualizado: 2 de fev.

A Casa Vida Santa Maria fica localizada no bairro Camobi, a poucos minutos da Universidade Federal de Santa Maria. O centro de assistência social presta ajuda a pessoas que realizam tratamentos de saúde desde 2015 na cidade. Mais recentemente, a logística de doação de alimentos e produtos de higiene chamou atenção por funcionar de forma diferenciada.


explicou Andréia Silva, assistente social da Casa Vida Santa Maria.

A família chega aqui, a medida geralmente é uma sacola retornável, e a pessoa leva o que vai consumir. Podendo escolher também, por que se tem uma hortaliça que a família não faz uso, ela também não leva, para evitar desperdício, e a gente repassa para outras famílias -.

A ideia surgiu ao conversar com os assistidos e perceber justamente que as famílias não consumiam todos os produtos que eram inclusos nos kits enviados para elas.


AUTONOMIA



Para Andréia, além da questão de preferência, é também sobre a autonomia, sobre "o assistido se sentir sujeito". Isso porque, ao receber a doação, muitas pessoas se sentem forçadas a consumir aquilo que receberam. Mas, com a opção de escolha, a situação muda completamente.


Além de evitar eventuais desperdícios, a estratégia também ganha tempo para que a assistente social converse com as famílias durante a escolha dos produtos. Dessa forma, são descobertas outras questões e necessidades dos assistidos, e a Casa Vida busca como sanar esses problemas.


Por exemplo, muitas famílias não conseguiam fazer uso da farinha enviada para elas pois não dispunham de gás de cozinha em casa. Para contornar a situação, a Casa Vida fez uma parceria com o restaurante Los Pofi, conhecido pelo cardápio vegetariano diverso. Eles entregam a farinha e óleo para o restaurante, que devolve as fornadas de pães prontos para a instituição que, por sua vez, entrega para as famílias.


Gisele de Souza frequenta a feira da Casa Vida e aprova a ideia:


- Eu acho bom porque a gente vem aqui, a gente pode escolher o que a gente quer, pra não desperdiçar, a gente leva o que é melhor para nós.


As doações disponibilizadas na feira vem do Programa Mesa Brasil do Sesc/RS.



CADASTRO E DOAÇÕES Para ser assistido pela Casa Vida, o primeiro critério é estar em processo de realização de tratamento de saúde. Então, a pessoa deverá se cadastrar para receber o auxílio da organização. É possível entrar em contato pelo telefone (55) 3026-0043 ou WhatsApp (55) 99152-2878.


Caso deseje doar para a Casa Vida, a instituição aceita doações diretamente na sede, na Rua Erly de Almeida Lima, 710, no bairro Camobi. Também é possível agendar a entrega de doações pelo telefone e WhatsApp, ou realizar transferências bancárias via Pix pela chave CNPJ 11177339000184.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
casa vida (1).png